API Economy: 2021 promete ser o ano dela.

Mesmo que você não trabalhe diretamente ligado(a) à área de tecnologia, acredito que seja praticamente impossível que nunca tenha ouvido falar sobre a sigla API ou Application Programming Interface.

Fazendo uma analogia bem simples, considere que as API’s são tomadas onde plugamos nossas aplicações para podermos ter acesso aos recursos ou dados de outras aplicações. Por exemplo, quando usamos o Google Maps para calcular uma rota, estamos usando a API do Google informando um ponto de partida e um ponto de chegada.

No campo de Inteligência Artificial as API’s são ainda mais comuns, já que boa parte do processamento das informações, acontece em servidores de alta capacidade, hospedados em grandes data centers espalhados pelo mundo.

Apesar de não ser um termo novo, API Economy promete ganhar um maior protagonismo com o open banking no Brasil

Com previsão de início para Fevereiro de 2021, o open banking no Brasil está sendo muito aguardado e observado pelos demais mercados no mundo. Visto como uma revolução nos serviços financeiros do país, ele vai permitir que instituições financeiras compartilhem dados de seus clientes justamente através de API’s. Essa revolução no mercado vai permitir que novos serviços financeiros sejam lançados, aumentará a competitividade e trará foco ao tema desse artigo.

Mas não só o open banking vai contribuir para que o termo seja mais difundido, as criptomoedas também terão sua parcela nesse cenário. A popularização do Bitcoin está impulsionando a adoção de outras moedas e amadurecendo o uso do blockchain como sistema no mundo e isso também tem relação com o foco do artigo.

Então quando você receber um e-mail de um evento sobre API Economy, no segundo semestre, lembre-se que eu já havia falado sobre isso no dia 01 de Janeiro! 😉

Brincadeiras à parte, espero que esse evento possa ser presencial e que 2021 seja um ano mais positivo para todos nós!

Que tenhamos todos um bom ano!

Grande abraço e obrigado pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima